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Desequilíbrio

Todo conjunto rodante após montado e instalado no veículo está sujeito a desequilíbrios que se traduzem em vibrações afetando o desgaste do pneu e o conforto, além de reduzir a vida útil dos rolamentos, dos amortecedores e elementos da suspensão e direção do veículo.

DESEQUILÍBRIO ESTÁTICO

O desequilíbrio estático resulta num comportamento análogo ao de uma roda excêntrica, já que o setor mais pesado do conjunto roda/pneu/protetor/câmara de ar dará golpes contra o solo a cada volta da roda, permitidas pelo curso da suspensão.

As trepidações do desbalanceamento estático são até certo ponto absorvidas pela suspensão, contudo tenderão a causar desgaste mais acelerado dos rolamentos do cubo e amortecedores.


DESEQUILÍBRIO DINÂMICO

O desequilíbrio dinâmico produz uma alternância do pneu no curso do sistema de direção, resultando num esmerilha mento da rodagem contra o solo em dois pontos, a 90° do setor desbalanceado.

Mesmo que este desbalanceamento, devido às absorções do sistema de direção, não chegue a gerar um shimmy perceptível ao volante, causará um desgaste mais acelerado dos terminais de direção e rolamentos do cubo.
 

 

DESEQUILÍBRIO ESTÁTICO

 

DESEQUILÍBRIO DINÂMICO


ATENÇÃO

OS INCONVENIENTES DOS DESEQUILÍBRIOS SÃO CORRIGIDOS ATRAVÉS DA OPERAÇÃO DE BALANCEAMENTO DOS CONJUNTOS RODANTE, EXECUTADA NORMALMENTE COM MÁQUINAS BALANCEADORAS.

 
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